terça-feira, 1 de maio de 2012

O Monstro

Eu tenho um Monstro. Um Monstro simplesmente mau. Já falei dele aqui, inocente como era, achando que era pouca coisa, bobeira... Quase uma parte da minha personalidade, como todo mundo pensa dos piores defeitos quando não se dispõe a melhorar e pretende ser aceito de qualquer forma.
Acontece, porém, que meu Monstro não é assim tão inofensivo. Ele faz muito mal, principalmente a mim mesma. Eu achava que ele se alimentava das atitudes dos outros, dos absurdos alheios, mas acontece que se hoje ele, que era um monstrinho, abandonou o diminutivo e ganhou uma letra maiúscula no começo do nome, foi por minha causa. Foi do meu constante e diário sentimento de raiva que ele se banqueteou. Uma raiva latente, manejada a muito custo.
Quando vim do plantão pensando em escrever sobre isso pensei: "Ah, mas minha raiva tem um combustível, a estupidez dos outros!". Mas acontece que as pessoas sempre serão estúpidas. É uma triste constatação, perceber o quão ridícula a humanidade pode ser. E é uma senhora pretensão a minha querer determinar quem é e quem não é ridículo, enfim... Claro que há situações óbvias, aquelas nas quais ninguém ia me condenar se eu virasse pro indivíduo em questão e falasse: "Você quer me fazer o favor de calar essa sua boca e se conscientizar da própria imbecilidade?".Só que nós temos dois problemas em situações como essa: raramente elas são testemunhadas, quem dirá por uma terceira pessoa de bom-senso, e não é de bom tom dizer ao asno que ele é asno, se ele acha que ele é um garanhão, seja porque ele não vai entender, seja por ser falta de educação mesmo.
A verdade é que a ira precisa ser contida, custe o que custar. Escrever ajuda. Ouvir música, dirigir, pedalar... Há um milhão de recursos, todos aí prontos pra te ajudar a ser uma "pessoa melhor". Fazer piada das situações pode ser útil, se você tiver talento (e nem sempre isso é necessário) pode se aventurar no mundo da comédia stand-up. Outra coisa que pode facilitar é que algumas pessoas ao seu redor se acostumem e te permitam breves momentos para extravasar toda essa raiva sem censura. Sim, porque se você puder ser apenas ocasionalmente mau-humorado, chamar algumas selecionadas pessoas de imbecis, fica mais fácil, e pro resto do mundo você volta a ser convenientemente bem educado, não necessariamente uma simpatia, mas pelo menos alguém fácil de lidar. Até porque não tem nada mais pedante do que alguém que se irrita com tudo e acha que todo mundo é um pé no saco.


Só pra ilustrar como música pode ser de grande ajuda:


Nenhum comentário: