terça-feira, 7 de agosto de 2012

Então quer dizer que essa sensação de felicidade não te ajuda a escrever coisa nenhuma? Apenas as inquietudes dos sentimentos incompletos e das situações incômodas são capazes de servir de inspiração? Parece até que todas as questões já levantadas não existem mais, e as pessoas que tanto incomodavam simplesmente passaram a agir de maneira coerente e dentro dos limites da normalidade. Será isso, ou os limites do que você considera normal se expandiram? Ou ainda, você apenas deixou de se importar com tudo isso?
Bem, as indagações continuam aí, e ganharam novas companheiras... Não é porque o mundo gira de maneira mais agradável que o se tornou instantaneamente melhor. É você que mudou.
E debitar essas transformações que tem ocorrido até então na conta de um único ser-humano, com quem você tem convivido há tão pouco tempo, não me parece muito sensato. Aliás, não me parece muito certo.
Vamos lá, pense bem. Não é preciso voltar ao mais do mesmo das lamentações, da irritação e da impaciência. Você pode sim ser uma pessoa mais tolerante, se concentrar mais em si mesma e ignorar as incongruências alheias. Isso tudo pode fazer parte de um crescimento pessoal, e você pode sim ter a ajuda de uma pessoa nova em sua vida. Pode, inclusive, ter a ajuda das outras pessoas que já faziam parte do seu convívio. Aquelas que te suportaram nos momentos mais complicados, que te apoiaram quando foi preciso, ou até te deram aquele puxão de orelha tão necessário quando você passou dos limites.
Você só deve se lembrar do seguinte: no final de tudo, é com você, e mais ninguém.
Existe a imensa sorte, é claro, de sempre se ter alguém com que contar: família, amizade, amor... E não há porque ser tolo a ponto de se ignorar isso. Mas quando se apaga a luz pra dormir e sua principal companhia são seus próprios pensamentos, é preciso suportá-los e até gostar deles.
Então, seja inteligente, não cometa os mesmos erros. Aproveite o que há de melhor pra se aproveitar, faça bom uso dos momentos de alegria e felicidade, e se permita até uma moderada, mas bem moderada, dose de euforia. Só não permita, nunca, que te roubem a identidade, que te tirem o foco e te afastem dos seus princípios.
Ah, e agradeça a Deus todos os dias por poder usar a companhia dos outros pra se tornar uma pessoa melhor... assim, naqueles momentos em que a sua única companhia for você mesma, você vai poder apreciar sem moderação.

Nenhum comentário: